terça-feira, 30 de outubro de 2012

 Relato de atividade realizada com o Hipertexto
7ª semana
Cursistas: Maria de Fátima Domingos da Silva
Silvana Maria do Nascimento Brito
        A atividade desenvolvida com o hipertexto foi uma experiência inovadora para os docentes- cursistas,que introduziram a ferramenta “hipertexto”, na prática pedagógica no contexto da sala de aula, quebrando a monotonia instalada na rotina diária. Obteve-se uma participação maciça de todos os alunos presentes: questionando, tirando suas dúvidas e, sobretudo obtiveram uma aprendizagem significativa sobre o tema abordado já supracitado.
       Constatamos que foi de grande relevância a abordagem da ferramenta hipertexto, pois causou uma inquietação quando sentamos para planejar a atividade e que não estávamos entendendo muito bem o que vinha a ser um” hipertexto” e conforme fomos pesquisando, lendo os textos , questionando e tirando as nossas dúvidas,assistindo vídeos , foi clareando as nossas mentes e apropriando-se do conhecimento .
       Os alunos por sua vez também ficaram curiosos, quando explicamos o que iríamos trabalhar com eles. Na medida em que íamos explicando os alunos se entreolhavam e percebíamos que as nossas inquietações não eram diferentes das deles e pensamos: isso é muito bom, pois iremos alcançar os objetivos que foram propostos a eles. Os alunos foram bastante perceptivos, participativos, interagiram com os colegas e com os professores e notadamente percebemos que aconteceu uma aprendizagem significativa, tanto por parte dos professores e principalmente por parte dos alunos, que é realmente o que nos interessam quando planejamos uma atividade e, sobretudo quando aplicamos a avaliação em que todos sobressaem.
        O resultado final não deveria ter sido diferente, aprendemos juntos com os alunos o que era um hipertexto, como elaborar, como aplicar na prática pedagógica na rotina da sala de aula. Nossas inquietações e a dos alunos foram sanadas porque nos permitimos mergulhar no desconhecido, oportunizando aos alunos e a nós mesmos desafios que poderam ser solucionados no desenvolvimento da atividade.
       Quando um docente estabelece propostas desafiadoras, onde os alunos possam refletir, analisar, tirar suas dúvidas, às vezes, sem ser intencional, estaremos nos desafiando também. Nessa perspectiva, o processo ensino aprendizagem torna-se salutar a todos os envolvidos neste processo. Sendo assim, deve existir um elo, cumplicidade, doação, compromisso, disponibilidade e responsabilidade entre professor, aluno, pais, enfim toda comunidade escolar.
         Para concluir o docente deve ser aquele profissional que esteja sempre aberto e disponível a realizar e vencer desafios para si e para o seu aluno, lembrando sempre que somos mediadores dos saberes e não o dono dos saberes e quando estamos em uma sala de aula aprendemos muito mais, temos o feedback, isso é bastante gratificante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário