Relato
de atividade realizada com o Hipertexto
7ª
semana
Cursistas:
Maria de Fátima Domingos da Silva
Silvana
Maria do Nascimento Brito
A atividade desenvolvida com o
hipertexto foi uma experiência inovadora para os docentes- cursistas,que
introduziram a ferramenta “hipertexto”, na prática pedagógica no contexto da
sala de aula, quebrando a monotonia instalada na rotina diária. Obteve-se uma
participação maciça de todos os alunos presentes: questionando, tirando suas
dúvidas e, sobretudo obtiveram uma aprendizagem significativa sobre o tema
abordado já supracitado.
Constatamos que foi de grande relevância
a abordagem da ferramenta hipertexto, pois causou uma inquietação quando
sentamos para planejar a atividade e que não estávamos entendendo muito bem o
que vinha a ser um” hipertexto” e conforme fomos pesquisando, lendo os textos ,
questionando e tirando as nossas dúvidas,assistindo vídeos , foi clareando as
nossas mentes e apropriando-se do conhecimento .
Os alunos por sua vez também ficaram curiosos,
quando explicamos o que iríamos trabalhar com eles. Na medida em que íamos
explicando os alunos se entreolhavam e percebíamos que as nossas inquietações
não eram diferentes das deles e pensamos: isso é muito bom, pois iremos
alcançar os objetivos que foram propostos a eles. Os alunos foram bastante
perceptivos, participativos, interagiram com os colegas e com os professores e
notadamente percebemos que aconteceu uma aprendizagem significativa, tanto por
parte dos professores e principalmente por parte dos alunos, que é realmente o
que nos interessam quando planejamos uma atividade e, sobretudo quando
aplicamos a avaliação em que todos sobressaem.
O resultado final não deveria ter sido
diferente, aprendemos juntos com os alunos o que era um hipertexto, como
elaborar, como aplicar na prática pedagógica na rotina da sala de aula. Nossas
inquietações e a dos alunos foram sanadas porque nos permitimos mergulhar no
desconhecido, oportunizando aos alunos e a nós mesmos desafios que poderam ser
solucionados no desenvolvimento da atividade.
Quando um docente estabelece propostas
desafiadoras, onde os alunos possam refletir, analisar, tirar suas dúvidas, às
vezes, sem ser intencional, estaremos nos desafiando também. Nessa perspectiva,
o processo ensino aprendizagem torna-se salutar a todos os envolvidos neste
processo. Sendo assim, deve existir um elo, cumplicidade, doação, compromisso, disponibilidade
e responsabilidade entre professor, aluno, pais, enfim toda comunidade escolar.
Para concluir o docente deve ser aquele
profissional que esteja sempre aberto e disponível a realizar e vencer desafios
para si e para o seu aluno, lembrando sempre que somos mediadores dos saberes e
não o dono dos saberes e quando estamos em uma sala de aula aprendemos muito
mais, temos o feedback, isso é bastante gratificante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário