terça-feira, 30 de outubro de 2012


TEMA: SITES CONFIÁVEIS DE PESQUISA NA INTERNET
EM BUSCA DE ACESSO SEGURO
            Este trabalho foi realizado numa sala de 4° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Ausônio Araujo, objetivando-se com este projeto, identificar fontes confiáveis na internet. Utilizando o computador como principal recurso para auxiliar na pesquisa de seleção de fontes confiáveis na internet.
            O referido projeto deu-se início a partir dos levantamentos prévios a cerca da temática abordada: “Sites confiáveis de pesquisa”, por meio de uma conversa informal. Em seguida, os alunos foram convidados a irem ao laboratório de informática localizada na escola já supracitada.




INTRODUÇÃO
            Fazer uso das novas tecnologias existentes nos dias atuais, já é fato no contexto social, entretanto saibamos que nossas escolas ainda não existem estes recursos tão essenciais na formação do alunado. Porém, mesmo sem o aluno ter acesso a essas ferramentas na escola, o docente deve estar atento e ter um olhar diferenciado e possibilitar a eles as pesquisas em sites que sejam seguros e confiáveis. No entanto, deve oportunizar um leque de alternativas que tornem o conhecimento acessível empolgante e atraente tanto para o aluno assim como, para o docente. Parabenizo a iniciativa do MEC, por está proporcionando ao docente o curso Proinfo, que viabiliza e socializa noções básicas de como utilizar as TICs para os docentes das redes de ensino em todo país.


DESENVOLVIMENTO
        O presente projeto foi desenvolvido durante uma semana, certificando que é de grande relevância o trabalho com as novas tecnologias, e que por sua vez deixa uma enorme contribuição no processo ensino aprendizagem do aluno. Tendo em vista, que neste processo o aluno ao longo do seu caminho na vida escolar constroem conhecimentos, interatividade, socialização, integração e, sobretudo vivenciam situações prazerosas que vão auxiliar no desenvolvimento intelectual, social, cognitivo e etc.

COMO TUDO COMEÇOU?
          Por meio de uma sondagem feita pelas professoras feita na sala de aula, onde foi levantada a questão: o que os alunos gostariam de pesquisar na internet? Feito essa sondagem foi constado que eles queriam pesquisar fontes de sites confiáveis na internet. A partir desse diálogo surgiu o título do projeto.

CONCLUSÃO
          Ao concluir o referido projeto: percebe-se que é de suma importância realizar o trabalho na rotina de sala de aula no contexto educacional, com as novas tecnologias, pois favorece um enriquecimento notório na mudança de comportamento, de postura , assim como, numa aprendizagem condizente com a realidade de cada aluno e para que essa aprendizagem aconteça com resultado eficiente e eficaz a escola deve estar atenta e encarar a realidade que bate crua e nua em nossa sociedade e que deve haver mudança nessa sociedade.

CURSISTA: Maria de Fátima Domingos da Silva e Silvana Maria do Nascimento Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário