quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
CENTRO MUNICIPAL DO ENSINO RURAL "PROFª ROSÂNGELA DA SILVA"
MÁRCIA CARLA DE ARAÚJO SILVA

ATIVIDADE 2.6 - Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet

PREPARANDO PARA O ESTUDO DE FRAÇÕES
TRABALHANDO COM O TANGRAM

O tangram exerce grande atração tanto em crianças como em adultos, pois, além da criatividade, com ele se explora o pensamento lógico na composição e transformação de figuras. Com as 7 peças do tangram se pode formar uma variedade de figuras além das formas geométricas.

HISTÓRIA QUE DÁ INÍCIO AO TRABALHO DO TANGRAM

Era uma vez uma cidade onde todos eram iguais, todos eram quadrados e ninguém questionava nada. Porém, um dia uma menina começou a se dar conta dessa semelhança e perguntou à mãe o porquê das pessoas serem todas quadradas. A mãe simplesmente respondeu: "Porque sim!".
A menina inconformada resolveu dobrar-se ao meio e cortar-se, pois assim formaria outras formas. Então, assim procedendo, ela virou um pássaro, criou asas e conseguiu voar. Dessa maneira poderia conhecer outros lugares, conhecer outras pessoas. Porém a menina queria mais. Então guardou uma das asas e dobrou a outra novamente ao meio, cortando-a e obtendo mais dois triângulos.
Agora, ela era um quadrado, transformou-se em três triângulos e poderia formar uma série de figuras. Vamos ajudá-la? Depois de brincar muito com os três triângulos ela pensou e decidiu não cortar outra vez o triângulo maior ao meio, mas encostar a sua cabeça bem na metade do lado oposto. Ao dobrar-se bem, resolveu cortar-se na dobra recém feita, ficando então, com quatro figuras. Que feliz que estava, poderia brincar muito agora com todas essas partes, construindo mais formas. Vamos brincar com ela?
Acham que ela parou por aí? Que nada! Continuou suas descobertas, dessa vez cortando ao meio o trapézio que havia formado. Sabe o que obteve? Isto mesmo, um par de sapatos! Vocês já imaginaram o quanto ela aproveitou? Caminhou, caminhou até cansar e viu que todos os lugares onde ia as pessoas eram sempre quadradas. Pobrezinha, tanto andou que um dos sapatos quebrou o bico.
Aí, caminhou igual ao Saci Pererê, e acabou quebrando o salto. Mas sabe o que aconteceu? Em vez de ficar triste ela ficou exultante, pois conseguiu dividir-se em 7 partes.
Agora, vamos tentar montar as 7 partes para construir o parágrafo inicial?

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

PRIMEIRA ETAPA: Contação da HISTÓRIA QUE DÁ INÍCIO AO TRABALHO DO TANGRAM e construindo o tangram com as crianças.
SEGUNDA ETAPA: Criação de figuras com o tangram (fotos em anexo).
TERCEIRA ETAPA: Produção de textos orais e escritos com as figuras construídas pelas crianças.
QUARTA ETAPA: Revisão e reescrita dos textos das crianças.
QUINTA ETAPA: Exposição das produções dos alunos (figuras e textos).

AVALIAÇÃO

Serão observados:
 Interesse
 Participação
 Criatividade
 Apresentação
 Correção dos textos

CONCLUSÕES

A realização deste trabalho trouxe muitas revelações; a partir das observações pôde-se constatar que os alunos gostam de trabalhar com o raciocínio, criatividade e interpretação, pois envolveram-se com o trabalho e demonstraram prazer em realizar as atividades.

ATIVIDADES COM A TÉCNICA DO TANGRAM EM SALA DE AULA







Nenhum comentário:

Postar um comentário